Caves de Valpaços, notre partner/partenaire/parceiro

02/03/2015 20:12

História

Adega Cooperativa de Valpaços - Caves Valpaços, C.R.L. foi criada por um grupo de viticultores que sentiam dificuldades em comercializar o seu vinho. Organizaram-se, em 14 de Julho do ano de 1956 por escritura pública no Cartório Notarial de Valpaços e fundaram a Adega Cooperativa.

No início da actividade da Adega Cooperativa de Valpaços, a área de influência  limitava-se ao concelho deValpaços e às freguesias de Jou, no concelho de Murça, e de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela. Ao longo dos anos a sua área de influência foi-se estendendo a todo o concelho de Mirandela.

Actualmente, a Adega Cooperativa de Valpaços tem cerca de 2.000 associados com uma produção media anual de 7.500.000 quilos de uvas que transforma nos preciosos e afamados vinhos de Valpaços.

Adega Cooperativa de Valpaços tem vindo a conquistar mercado a nível nacional e internacional. Os vinhos produzidos pela Adega Cooperativa de Valpaços já podem ser encontrados em quase toda a Europa, no Brasil e em Angola. A nível nacional, temos uma rede de distribuição feita por agentes em todo o país e boutique online www.tras-os-montes-gourmet.com ao nivel europa.

Os Nossos Vinhos

Os vinhos da região de Valpaços e Mirandela são produzidos com castas regionais seleccionadas de qualidade superior. A conjugação da qualidade dessas castas com um micro-clima com características excepcionais para a produção de um vinho de superior resulta num vinho que por variadas vezes é premiado internacionalmente. O clima quente na altura da maturação da uva determina a concentração de açucares na mesma e determina um teor alcoolico mais elevado nos vinhos produzidos a partir dessa uva.

Os vinho de região de Valpaços têm algumas semelhanças aos vinhos do Alentejo devido ao clima quente que possuem as duas regiões na altura da maturação da uva e distinguem-se daos vinhos da região demarcada do Douro porque na região do Douro é realizada a selecção de uvas de melhor qualidade para fazer os vinhos Generosos enquanto que na região de Valpaços essa selecção não é realizada.

Quais as principais características dos vinhos produzidos na região de Valpaços?

O Vinho de casta Trincadeira ou Tinta Amarela é um vinho que se apresenta límpido, com odor abaunilhado à mistura com madeira, com sabor aveludado e evoluido.

Os vinhos Tintos são vinho muito encorpados, com muita cor, macios e faceis de beber.

Os vinhos Brancos são vinhos que possuem uma acidez correcta, que são frescos, leves e com odor floral.

 

Os vinhos velhos da Adega Cooperativa de Valpaços são estagiados em barricas de madeira de carvalho novo.