Centro Diocesano, notre partner/partenaire/parceiro

06/03/2015 17:41

 Centro Diocesano

Centro Diocesano de Promoção Social,

1. Breve apresentação

O Centro Diocesano de Promoção Social é Instituição da Diocese de Lamego, é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, membro da Confederação Nacional das Instituições Sociais (CNIS), com sede na Av. Egas Moniz, Qt dos Prados  Rina, constituída em 01/08/2007, e com registo lavrado pela inscrição nº 4/2007, a fls. 163 verso e 164, do Livro nº 6 das Fundações de Solidariedade Social. A designações actual é recente, já que veio substituir a designação Centro de Promoção Social Rural, existente até há pouco. A alteração referida foi realizada por vontade expressa dos seus Associados e contou com a aprovação da Tutela. A nova e actual designação nada alterou ao funcionamento desta instituição, presente em Lamego desde 1966.

Consciente do carisma fundador, Mons. Ilídio Fernandes, e do espírito que o orienta desde a sua génese, o Centro Diocesano de Promoção Social dedica-se, através das suas várias valências e dos seus diferentes serviços, á promoção, educação, formação profissional e acção social das populações de Lamego, Cidade e Diocese e de outras regiões, particularmente do Interior do nosso País. Realiza a sua acção social de forma concertada e sustentada com os diversos Ministérios e Serviços de tutela, cumprindo as suas determinações e acolhendo as suas directrizes.

Fazendo memória do passado e construindo de forma determinada, paciente e perseverante o futuro, sabemos que esta Instituição vale pelas pessoas que aqui trabalham, pelo bem que realizam e sobretudo por aqueles para quem trabalha e a quem serve.

2. Objectivo geral da instituição

O CDPS propõe-se contribuir para a promoção integral de todos os residentes na região, coadjuvando os serviços públicos competentes ou as instituições particulares num espírito de solidariedade humana e social.

3. Respostas Sociais

Para o atingir da meta atrás referida, o CDPS conta com as seguintes Valências:

3.1- Centro Infantil com Creche, Jardim de Infância e ATL. Esta estrutura existe desde 1979, Ano Internacional da Criança, e foi o primeiro na cidade de Lamego.

3.2- Clube de Idosos com Centro de Dia, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário. Existe desde 1981 e presta serviço a idosos da cidade e do concelho.

3.3- Empresa de Inserção as Compotas Tradicionais de Lamego. Existe desde 1999. A qualidade dos seus produtos é reconhecida e vai-se impondo neste campo, apesar da muita concorrência existente. A Empresa de Inserção ás Compotas Tradicionais de Lamego foi criada no âmbito do Mercado Social de Emprego depois de um Curso de Formação e Qualificação Profissional para desempregados de longa duração, realizado em 1999 e orientado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, no quadro do Programa Escolas-Oficinas.

3.4- Escola de Formação Social Rural. Existe desde 1964 e muito tem contribuído para a formação de jovens da região e do nordeste português. Começou por estar aberta apenas a Alunas e tem uma oferta formativa na área do serviço social.

3.5- Escola Profissional Agrícola de Lamego. Existe desde 1989, ano em que foram criadas as Escolas Profissionais. Uma das primeiras a aparecer, a nível nacional. Com uma matriz agrícola, contribuiu para o percurso formativo de muitos activos da nossa região. Actualmente, a sua oferta formativa à diversificada e vai desde a área de Informática, à Contabilidade, à Higiene e Segurança e ao Apoio Social.