Mel de Barroso, notre partner/partenaire/parceiro

02/03/2015 20:38

O Agrupamento de Produtores de "Mel de Barroso" - DOP foi reconhecido em Maio de 1995 e está sediado na CAPOLIB - Cooperativa Agrícola de Boticas, C.R.L. Conscientes da importância da diversificação de recursos em zona de montanha consideramos a produção apícola, um excelente recurso como complemento da economia familiar. A nossa unidade de extracção, a Casa do Mel, está tecnologicamente dotada dos meios e equipamentos necessários à obtenção de méis de elevado padrão de qualidade e excelentes características organolépticas, sanitárias e de segurança alimentar.

Neste momento dispomos de um estabelecimento industrial licenciado destinado à extracção, acondicionamento, processamento, embalamento e expedição de mel cujo número de controlo veterinário é [PT NEM 020 CE].
Temos também implementado um Sistema de Segurança Alimentar (fundamentado nos princípios do HACCP- Hazard Analysis and Critical Control Points) e todo o processo de rastreabilidade.

O papel primordial da CAPOLIB, não é apenas o fornecimento de melhores condições de produção, mas também o apoio técnico, necessário a uma maior rentabilização das explorações dos seus associados, aumentando a fixação das populações no meio rural. 

A CAPOLIB através do Agrupamento de Produtores de "Mel de Barroso" - DOP, é a instituição credenciada para a comercialização do "Mel de Barroso" - DOP, sendo responsável pela conservação de todas as suas propriedades e características originais, através do cumprimento e controlo das regras estipuladas no seu caderno de especificações, entre elas, a sanidade, o transporte, a extracção, a decantação, a armazenagem, o embalamento e a rotulagem. 

Apesar das referências escritas e mesmo orais ao potencial produtivo de mel na região serem remotas, a actividade apícola desempenha um papel importante desde a antiguidade, prova disso é a presença da abelha nos brasões de alguns concelhos, nomeadamente no de Boticas e no de Vila Pouca de Aguiar. 

Concurso Nacional de Méis Portugueses
No passado dia 21 de Maio decorreu o 5º Concurso Nacional de Mel e o 2º Concurso Nacional de Embalagens de Mel integrados no Concurso Nacional de Méis Portugueses com Nomes Qualificados que teve lugar na Feira Nacional de Agricultura de Santarém, edição de 2014.
Nestas iniciativas o “Mel de Barroso – DOP”® saiu destacado entre os vários méis de qualidade presentes a concurso, tendo sido distinguido com a honrosa Medalha de Ouro 2014 e também considerado o Mel do Ano 2014, uma vez que obteve do júri a pontuação máxima nas várias categorias de méis a concurso (Mel e Mel proveniente de Modo de Produção Biológico).
Além destes prémios que têm em conta a qualidade do mel, as embalagens do Mel de Barroso DOP® Best Selection foram distinguidas com a Medalha de Prata 2014 ficando bem destacada a sua elegância e design apelativo.
Os prémios conquistados são um estímulo para a Cooperativa Agrícola de Boticas e para os apicultores associados do Agrupamento de Produtores de Mel de Barroso – DOP.
Estas distinções são igualmente o reconhecimento do esforço conjunto para levar até ao consumidor final um produto de exceção mantendo a sua pureza e características originais, nunca descurando a higiene, segurança e rastreabilidade do mesmo, de forma a obter um mel de características excelentes e propriedades terapêuticas particulares benéficas para a saúde, reconhecidas cientificamente.
Além da aposta na qualidade houve igualmente um esforço na inovação da imagem com a criação das novas embalagens de Mel de Barroso - DOP Best Selection. as quais se revelam requintadas e elegantes, atraentes ao consumidor procurando estar à altura dos exigentes e diversificados padrões dos mercados atuais.
  

29-05-2014

Mel de Barroso – DOP Best Selection
No seguimento do trajeto definido na aposta da qualidade e da diferenciação, o Agrupamento de Produtores de Mel de Barroso lançou recentemente um novo produto, o “Mel de Barroso® - DOP Best Selection”.
Este néctar, proveniente de uma seleção eleita por um painel de provadores entre os mais distintos méis, representa o que de melhor se pode esperar de um mel de urze. 
De cor intensa e exuberante apresenta uma cremosidade e textura delicadas e um elegante e refinado sabor, de onde se destaca o aroma da urze.
Está disponível em duas apresentações, frasco de 350 gramas ou dois frascos de 165 gramas, com nozes ou amêndoas, disponibilizados numa caixa de elegante e requintado design.
As excelentes qualidades organoléticas deste mel aliadas ao glamour da embalagem e ao lettering em português e inglês, posicionam-no num segmento premium, de marcada aptidão gourmet ou gift, constituindo uma promissora oportunidade comercial, nomeadamente para zonas turísticas, ou para exportação.
No concurso nacional de méis realizado em Macedo de Cavaleiros pela Confraria do Mel, em parceria com a UTAD, em fevereiro de 2014, o Mel de Barroso – DOP Best Selection, foi galardoado com o Primeiro Lugar.
Para além das suas excelentes qualidades organoléticas e medicinais o Mel de Barroso – DOP Best Selection, fruto do exigente, sério e profissional trabalho desenvolvido na vertente da saúde publica e da segurança alimentar, mereceu mais uma distinção, motivo de redobrada confiança para o consumidor, uma vez que pela segunda vez consecutiva foi analisado pela PROTESTE, tendo sido considerado negativo a todas as pesquisas de antibióticos e sulfamidas.
Ficou assim bem patente o rigor e o controlo exercidos desde a produção até à comercialização, na procura da obtenção de um mel de excelência, seguro e saudável.


21-04-2014

Mel de Barroso-DOP - Primeiro Lugar
Temos o prazer de anunciar que o Mel de Barroso-DOP foi galardoado com o Primeiro Lugar no concurso nacional de méis realizado em Macedo de Cavaleiros e organizado pela Confraria do Mel em parceria com a UTAD, em fevereiro de 2014.