Vifumeiro, notre partner/partenaire/parceiro

02/03/2015 17:12

Fumeiro de Vinhais, Enchidos e Fumados: Vifumeiro

Fumeiro de Vinhais - Nota Explicativa

fumeiro vinhais vifumeiroSão os porcos de raça bísara que dão origem ao excelentefumeiro regional, o “Salpicão de Vinhais” e a “Chouriça de Carne de Vinhais”, produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Para garantir a genuidade e qualidade do produto, existe aTradição e Qualidade, que é a entidade que controla e fiscaliza todo o processo de fabrico, desde a produção dos animais até ao abate e, finalmente, o controlo e certificação nas unidades de transformação.

Um aspecto particular no fabrico do fumeiro regional de Vinhaisé a matéria-prima utilizada, que tem de ser obtida a partir da desmancha de porcos de raça bísara. O porco bísaro tem uma carcaça cuja proporção de músculo é maior que a de gordura, obtendo-se assim uma carne pouco atoucinhada mas muito entremeada, cujo sabor é melhorado pela alimentação baseada em produtos naturais da região transmontana. O abate dosporcos nunca pode ser efectuado com menos de um ano de idade.

Visto tratar-se de processos de produção tradicionais, são significativamente mais caros que os alternativos, sendo necessária a sua valorização. A certificação permite salvaguardar os interesses quer dos produtores e transformadores, quer dos consumidores aos quais garante a genuidade dos produtos que estão a adquirir.