mel santa maria, our partners

02/01/2015 12:57

O nosso mel biológico de urze destacou-se e é medalha de ouro 2017,  na categoria de «Modo de Produção Biológico».

O Mel Santa Maria deu os primeiros passos com o surgimento de um enxame na casa da Quinta do Paranho, em Santa Maria de Émeres, Valpaços, em 1995. Depois de introduzido numa colmeia, o trabalho do enxame foi acompanhado semanalmente com muitas horas de observação. O gosto pelas abelhas aumentou e de uma, a povoação cresceu para onze colmeias. Em 1996 houve a primeira produção de mel, cerca de 170 kg. É nesta altura que surge a ideia de dar ao mel o mesmo nome da aldeia onde tudo começou: Mel Santa Maria. Hoje existe já um efectivo com cerca de 1000 colmeias, localizadas em várias zonas de Trás-os-Montes.

Dependendo da localização, o mel produzido apresenta características diferentes, pois são diferentes os tipos de vegetação onde as abelhas vão recolher os pólenes para a produção do mel. O Mel Santa Maria produz méis mono florais que são o Rosmaninho (Lavandula Stoechas) e Urze (Erica Sp.), Queiró (Erica Umbellata), Carvalho (Quercus Robur)

OBJECTIVOS E RESPONSABILIDADES

O grande objectivo do Mel Santa Maria passa sempre por produzir mel de elevada qualidade, pois pretende que o consumidor sinta que verdadeiramente tem a natureza à sua frente em cada frasco de mel. Neste momento todo o efectivo do Mel Santa Maria está em produção biológica, o controlo dos apiários, modo de produção, tratamentos efectuados nas abelhas são controlados por uma entidade certificadora portuguesa. O Mel Santa Maria assume também a responsabilidade de contribuir para a manutenção do ecossistema através da localização dos seus apiários e melhorar o ambiente na administração de tratamentos nas abelhas. Actualmente apenas são utilizados produtos homologados para o modo de produção biológica e controlados pela entidade certificadora. O Mel Santa Maria é uma empresa que se rege por valores como a determinação, a ciência e o profissionalismo, sempre tendo como meta a produção de méis esplêndidos.

http://www.tras-os-montes-gourmet.com/